OS PARCEIROS

FINANCIAMENTO:
A União Europeia:
A União Europeia, parceira incontornável a escala mundial, para os seus Estados membros e as suas instituições, encaminha os valores democráticos e incita a intergração económica em África Central num quadro de boa governação regional.
EXECUÇÃO:
A Comunidade Económica e Monetária dos Estados de África Central
A CEMAC reúne 6 países que são: o Camerões, o Congo, o Gabão, a Guiné Equatorial, a República Centro Áfricana e o Chad. Ela tem como missão de promover um desenvolvimento harmonioso dos Estados membros no quadro da implementação de um verdadeiro mercado comum.
A Organizaçâo das Naçôes Unidas para o Desenvolvimento Industrial
A ONUDI é a Instituição especializada das Nações Unidas com papel de promover o desenvolvimento industrial para a redução da pobreza e o desenvovimento sutentável a escala internacional. A ONUDI promove o desenvolvimento industrial inclusivo e sutentável de todos os países membros.
O PIQAC (Programa de Infra-Estrutura de Qualidade da região de África Central)

Contexto e objectivos
No quadro do Pragrama de Apoio ao Comercio e a Integraçâo Economica (PACIE), a UE e a CEMAC encarregaram a Oraganização das Nações Unidas para o Desenvovimento Industrial (ONUDI) para a execução do Programa da Infra-estrutura de Qualidade da região da África Central (PIQAC) e também do Programa de Restruturação e Harmonização de África Central (PRMN).
O PIQAC visa o reforço de competitividade e à diversificação dos sectores produtivos através de um apoio as Instituições regionais e nacionais de infra-estruturas de qualidade e a implementação em rede ao nível regional. O Programa cria assim um ambiente de negócio favorável assegurando a observância e as regras do comércio internacional e aos regulamentos técnicos.
Componentes técnicas e resultados esperados
POLÍTICA DE QUALIDADE
- Ambiente favorável ao comércio
- Consistência socio-económica
- Integração e crescimento económico
- Cultura da qualidade
- Proteção dos consumidores
- Piritos regionais e nacionais
- Normalisação
- Apoio para os laboratórios
- Certificação de empresas
- Gabão
- Chad
- Camerões
- República Centroafricana
- República do Congo
- República Democrática do Congo
- São Tomé e Principe